Matematicamente

Salut,

Essa semana está sendo uma correria danada, minha cabeça anda fazendo-se de efetiva, mas por acaso, anda recolhendo planos para coordenar alguns exemplos de coleta partidária, como plantar uma árvore em casa e quem sabe fazer um balanço?

1e8d58c47c64bf4ff27633704eddf3bb
photo by Jak

Falando sério, estou começando a se preocupar com certas coisas que existem em minha cidade, pois tenho mais que certeza que ano que vem, vou me mudar, o que me deixará com saudades da natureza que aqui exibe. Entretanto ainda mais, dos lugares que eu odiava! Certamente, das pessoas que acreditaram em mim, das que me viam e me enxergavam como “gente”, das que me interpretavam como psicopata, e ainda mais da minha posse de estudante.

Sobretudo, após todo esse desabafo, quero desafia-los com um probleminha bem simples de matemática, para “testar seus conhecimentos” (todo mundo odeia essa frase). Let’s go”

Depois de alguns dias de férias, um estudante observa que:

  • choveu 7 vezes, de manhã e à tarde;
  • quando chove de manhã, não chove a tarde;
  • houve 5 tardes sem chuva.
  • houve 6 manhãs sem chuvas.

Quantos dias haviam decorrido, isto é, quantos dias se passaram? (Lembrando que, ele pede todos dias e, não somente os dias que choveram) Dica: o resultado é 4<?<18.

R: passaram-se 9 dias, pois na somatória geral o resultado é 18, mas levando-se em conta que um dia é dividido em 2 ciclos, isto é, manhã (am) e tarde (pm), 18 divide-se por 2 e assim o resultado é 9. 😉 Parabéns para as pessoas que tentaram!

jak

12 thoughts on “Matematicamente

  1. hahahhaha ODEIO essas contas, esses raciocínios e afins. Me pergunte biológicas, mas me mantenha distante de exatas, sufoco hahahha D: vou tentar fazer e te falo!
    Alias, sentirei saudades da minha posse de estudante também :/
    Beijo!

  2. Quebrei a cabeça aqui de estudante hahahha e meu resultado deu 6. Depois deu 11. Mas fui procurar pela internet porque sou muito curiosa e vi que era 9. Mas não consegui entender a linha de raciocínio ò_ó hahahhahaha socorrrro

    1. Sim, é realmente uó esses raciocínios, mas vale todo tempo gasto, afinal os experts estão por aí, não sei aonde, mas são usuários da matemática. Fiquei tão interessada, que estou com um livro sobre problemas de matemática e suas soluções, espero que seja tudo aquilo que expressa no título. Quem sabe viro uma Matilda?

C⚉MENTE

